EPISODE · Mar 21, 2022 · 17 MIN
Oito em Ponto - Entrevista com Andrea Pereira
from 8 em Ponto · host 8 em Ponto
Uma pesquisa feita pelo IBGE mostrou que entre 2003 e 2019, o número de obesos no Brasil aumentou de 12,2% para 26,8%. Para entender como cuidar desta doença que é vista por muitos como apenas excesso de peso, Sergei Cobra conversou com a nutróloga e coordenadora da ONG Obesidade Brasil Andrea Pereira. Segundo Andrea, a pandemia trouxe um reflexo grande no aumento de obesidade no país. Embora os números de pessoas obesas no pós-pandemia ainda não estejam atualizados, ela diz que muitos pacientes pararam de tratar da doença durante a época de isolamento. O que preocupa agora é a volta ao novo normal: “Porque as pessoas terão muitas festas e comemoração, e a tendência é comer mais”, explica. “É lógico que a obesidade não é causada por comer mais”, explica a coordenadora da ong. Ela conta que existem multifatores que fazem uma pessoa chegar a obesidade. Como por exemplo o estresse, os maus hábitos alimentares e o avanço da tecnologia, que fizeram as pessoas ficarem mais sedentárias. “O que acontece é que em frente à TV e o computador a gente come 30% a mais”. A nutróloga ainda diz que a cirurgia bariátrica é o melhor tratamento para a obesidade grave. Com um risco igual de uma cesárea e um alto nível de preconceito com a cirurgia, ela revela que mesmo assim o brasil é o segundo país no mundo que mais faz bariátrica. “Lembrando que a obesidade é uma doença crônica, ela não tem cura”, reforça. O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
What this episode covers
Uma pesquisa feita pelo IBGE mostrou que entre 2003 e 2019, o número de obesos no Brasil aumentou de 12,2% para 26,8%. Para entender como cuidar desta doença que é vista por muitos como apenas excesso de peso, Sergei Cobra conversou com a nutróloga e coordenadora da ONG Obesidade Brasil Andrea Pereira. Segundo Andrea, a pandemia trouxe um reflexo grande no aumento de obesidade no país. Embora os números de pessoas obesas no pós-pandemia ainda não estejam atualizados, ela diz que muitos pacientes pararam de tratar da doença durante a época de isolamento. O que preocupa agora é a volta ao novo normal: “Porque as pessoas terão muitas festas e comemoração, e a tendência é comer mais”, explica. “É lógico que a obesidade não é causada por comer mais”, explica a coordenadora da ong. Ela conta que existem multifatores que fazem uma pessoa chegar a obesidade. Como por exemplo o estresse, os maus hábitos alimentares e o avanço da tecnologia, que fizeram as pessoas ficarem mais sedentárias. “O que acontece é que em frente à TV e o computador a gente come 30% a mais”. A nutróloga ainda diz que a cirurgia bariátrica é o melhor tratamento para a obesidade grave. Com um risco igual de uma cesárea e um alto nível de preconceito com a cirurgia, ela revela que mesmo assim o brasil é o segundo país no mundo que mais faz bariátrica. “Lembrando que a obesidade é uma doença crônica, ela não tem cura”, reforça. O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pelo 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
NOW PLAYING
Oito em Ponto - Entrevista com Andrea Pereira
No transcript for this episode yet
Similar Episodes
Apr 8, 2026 ·83m
Mar 11, 2026 ·57m
Jul 9, 2025 ·51m
Jul 2, 2025 ·47m
Jun 25, 2025 ·49m
Jun 18, 2025 ·55m