EPISODE · Jun 29, 2021 · 10 MIN
Oito em Ponto - Entrevista com Maria Tereza Jorge Pádua
from 8 em Ponto · host 8 em Ponto
Ricardo Salles pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente na semana passada, após dois anos e meio à frente da pasta, em uma gestão criticada por importantes entidades e lideranças ambientais. O agora ex-ministro deixa o governo investigado pela Polícia Federal, em um inquérito encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, que apura a venda de madeira ilegal brasileira a países estrangeiras. A gestão de Ricardo Salles no ministério foi marcada por episódios lamentáveis para o Meio Ambiente, como o avanço do desmatamento, o derramamento de óleo no litoral brasileiro e as queimadas na Amazônia e no Pantanal. Para falar sobre esse triste legado e sobre os caminhos para a flora e a fauna brasileiras, o 'Oito em Ponto' entrevistou a doutora Maria Tereza Jorge Pádua, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, da Comissão Mundial de Áreas Protegidas, do Conselho da Associação O Eco, e ex-presidente do Ibama. "É um legado muito triste. Esse homem nunca poderia ter sido ministro. É o anti-ministro", disse Pádua. A ex-presidente do Ibama avalia que o Brasil possui uma legislação ambiental muito boa, mas diz que ela precisa ser respeitada e cumprida. "Ele [Ricardo Salles] fez de tudo para acabar com essa legislação, incentivando a destruição da natureza". Maria Tereza Jorge Pádua também avaliou a perspectiva do Ministério do Meio Ambiente, agora sob o comando de Joaquim Álvaro Pereira Leite. "Ele é um preposto do Salles, não é da área ambiental. Esse senhor não tem nenhum conhecimento. Nós precisamos de cientistas, especialistas no assunto", comentou a doutora. Confira a entrevista completa. O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
What this episode covers
Ricardo Salles pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente na semana passada, após dois anos e meio à frente da pasta, em uma gestão criticada por importantes entidades e lideranças ambientais. O agora ex-ministro deixa o governo investigado pela Polícia Federal, em um inquérito encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, que apura a venda de madeira ilegal brasileira a países estrangeiras. A gestão de Ricardo Salles no ministério foi marcada por episódios lamentáveis para o Meio Ambiente, como o avanço do desmatamento, o derramamento de óleo no litoral brasileiro e as queimadas na Amazônia e no Pantanal. Para falar sobre esse triste legado e sobre os caminhos para a flora e a fauna brasileiras, o 'Oito em Ponto' entrevistou a doutora Maria Tereza Jorge Pádua, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, da Comissão Mundial de Áreas Protegidas, do Conselho da Associação O Eco, e ex-presidente do Ibama. "É um legado muito triste. Esse homem nunca poderia ter sido ministro. É o anti-ministro", disse Pádua. A ex-presidente do Ibama avalia que o Brasil possui uma legislação ambiental muito boa, mas diz que ela precisa ser respeitada e cumprida. "Ele [Ricardo Salles] fez de tudo para acabar com essa legislação, incentivando a destruição da natureza". Maria Tereza Jorge Pádua também avaliou a perspectiva do Ministério do Meio Ambiente, agora sob o comando de Joaquim Álvaro Pereira Leite. "Ele é um preposto do Salles, não é da área ambiental. Esse senhor não tem nenhum conhecimento. Nós precisamos de cientistas, especialistas no assunto", comentou a doutora. Confira a entrevista completa. O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
NOW PLAYING
Oito em Ponto - Entrevista com Maria Tereza Jorge Pádua
No transcript for this episode yet
Similar Episodes
Apr 8, 2026 ·83m
Mar 11, 2026 ·57m
Jul 9, 2025 ·51m
Jul 2, 2025 ·47m
Jun 25, 2025 ·49m
Jun 18, 2025 ·55m