EPISODE · Jun 24, 2021 · 13 MIN
Oito em Ponto - Entrevista com Roberta Grabert
from 8 em Ponto · host 8 em Ponto
A Câmara Municipal de São Paulo está analisando um projeto de lei que, na prática, preconiza a abstinência sexual como método contraceptivo para adolescentes. O texto de autoria do vereador Rinaldi Digilio (PSL) já foi aprovado em primeira discussão e aguarda segunda e definitiva votação no plenário da Câmara. O projeto pretende incluir no calendário de eventos da capital paulista a “Semana Escolhi Esperar”, sobre prevenção e conscientização sobre gravidez precoce. O título do projeto é o mesmo de um movimento cristão nacional, com milhões de seguidores nas redes sociais, que prega a abstinência sexual. O autor do projeto justifica a medida dizendo que a mulher grávida precocemente pode apresentar sérios problemas durante a gestação, inclusive com risco de morte. Para falar sobre esse assunto, o programa 'Oito em Ponto' conversou com a médica ginecologista e obstetra Dra. Roberta Grabert, membro do Movimento Livres e gestora na área de saúde com MBA pelo Insper. Para ela, abstinência sexual é algo de cunho pessoal. "Estamos falando de adolescentes, quando os hormônios estão pululando. É importante eles discutirem sobre sexo seguro", opina a médica. Roberta Grabert avalia que o projeto de lei não tem efetividade e só representa gasto público. "A maneira de nós contornamos isso não está presente no projeto de lei. O que a gente espera é educação sexual nas escolas, planejamento familiar, métodos anticoncepcionais. Era só pegar um desses modelos e aplicar em grande escala". A médica ginecologista e obstetra acredita que o projeto de lei "Resolvi Esperar" é demagogo e apenas dá voz a um eleitorado mais conservador. "Foge totalmente do foco de quem vai ser beneficiado com aquela regra, custa dinheiro do erário público, não vai ter nenhuma eficiência e vai para o lixo. Eu gostaria que houvesse responsabilização para quem fez o projeto de lei". Confira a entrevista completa. O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
What this episode covers
A Câmara Municipal de São Paulo está analisando um projeto de lei que, na prática, preconiza a abstinência sexual como método contraceptivo para adolescentes. O texto de autoria do vereador Rinaldi Digilio (PSL) já foi aprovado em primeira discussão e aguarda segunda e definitiva votação no plenário da Câmara. O projeto pretende incluir no calendário de eventos da capital paulista a “Semana Escolhi Esperar”, sobre prevenção e conscientização sobre gravidez precoce. O título do projeto é o mesmo de um movimento cristão nacional, com milhões de seguidores nas redes sociais, que prega a abstinência sexual. O autor do projeto justifica a medida dizendo que a mulher grávida precocemente pode apresentar sérios problemas durante a gestação, inclusive com risco de morte. Para falar sobre esse assunto, o programa 'Oito em Ponto' conversou com a médica ginecologista e obstetra Dra. Roberta Grabert, membro do Movimento Livres e gestora na área de saúde com MBA pelo Insper. Para ela, abstinência sexual é algo de cunho pessoal. "Estamos falando de adolescentes, quando os hormônios estão pululando. É importante eles discutirem sobre sexo seguro", opina a médica. Roberta Grabert avalia que o projeto de lei não tem efetividade e só representa gasto público. "A maneira de nós contornamos isso não está presente no projeto de lei. O que a gente espera é educação sexual nas escolas, planejamento familiar, métodos anticoncepcionais. Era só pegar um desses modelos e aplicar em grande escala". A médica ginecologista e obstetra acredita que o projeto de lei "Resolvi Esperar" é demagogo e apenas dá voz a um eleitorado mais conservador. "Foge totalmente do foco de quem vai ser beneficiado com aquela regra, custa dinheiro do erário público, não vai ter nenhuma eficiência e vai para o lixo. Eu gostaria que houvesse responsabilização para quem fez o projeto de lei". Confira a entrevista completa. O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
NOW PLAYING
Oito em Ponto - Entrevista com Roberta Grabert
No transcript for this episode yet
Similar Episodes
Apr 8, 2026 ·83m
Mar 11, 2026 ·57m
Jul 9, 2025 ·51m
Jul 2, 2025 ·47m
Jun 25, 2025 ·49m
Jun 18, 2025 ·55m