EPISODE · Mar 30, 2021 · 15 MIN
Oito em Ponto - Entrevista Natalia Pasternak
from 8 em Ponto · host 8 em Ponto
A pandemia de Covid-19 no Brasil segue em ritmo alto de contaminações e mortes, enquanto a vacinação caminha a passos curtos. Já o número de leitos hospitalares se mostra insuficiente para atender a quantidade crescente de pacientes, e as medidas de restrição impostas pelos governos estaduais e municiais são cada vez mais necessárias para controlar a circulação do coronavírus. Para analisar esse cenário, o 'Oito em Ponto' entrevistou nesta terça-feira (30) a microbiologista e presidente do Instituto Questão de Ciência Natalia Pasternak. Ela acredita que o negacionismo prejudicou o desempenho do Brasil no enfrentamento à Covid-19. "O que houve aqui foi um descuido do governo federal com a negação da pandemia, da necessidade de medidas preventivas, o mau exemplo do presidente [Jair Bolsonaro], não foram feitas campanhas informativas do governo federal". Segundo Pasternak, o Brasil é considerado atualmente uma ameaça internacional no controle da pandemia, e uma decepção global no quesito de vacinação. "O Brasil é considerado um ameaça global porque não conseguiu controlar a pandemia. Em relação à vacinação, o Brasil é visto internacionalmente com muita surpresa, porque era esperada uma grande vacinação no país. O Brasil falhou, esnobou bons acordos internacionais que possibilitariam um número muito maior de doses, e agora está correndo atrás do prejuízo". Natalia Pasternak também destacou a importância das novas pesquisas em relação a imunizantes produzidos no país, como o "Butanvac", anunciado pelo Instituto Butantan de São Paulo. "Teremos independência na produção, mas a longo prazo. Está bem no início dos testes clínicos, ainda vai demorar para que se torne um produto, mas é importante que tenham esses testes. Produzir a própria vacina é importante, assim como produzimos a vacina da gripe todos os anos". Confira a entrevista completa. O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
What this episode covers
A pandemia de Covid-19 no Brasil segue em ritmo alto de contaminações e mortes, enquanto a vacinação caminha a passos curtos. Já o número de leitos hospitalares se mostra insuficiente para atender a quantidade crescente de pacientes, e as medidas de restrição impostas pelos governos estaduais e municiais são cada vez mais necessárias para controlar a circulação do coronavírus. Para analisar esse cenário, o 'Oito em Ponto' entrevistou nesta terça-feira (30) a microbiologista e presidente do Instituto Questão de Ciência Natalia Pasternak. Ela acredita que o negacionismo prejudicou o desempenho do Brasil no enfrentamento à Covid-19. "O que houve aqui foi um descuido do governo federal com a negação da pandemia, da necessidade de medidas preventivas, o mau exemplo do presidente [Jair Bolsonaro], não foram feitas campanhas informativas do governo federal". Segundo Pasternak, o Brasil é considerado atualmente uma ameaça internacional no controle da pandemia, e uma decepção global no quesito de vacinação. "O Brasil é considerado um ameaça global porque não conseguiu controlar a pandemia. Em relação à vacinação, o Brasil é visto internacionalmente com muita surpresa, porque era esperada uma grande vacinação no país. O Brasil falhou, esnobou bons acordos internacionais que possibilitariam um número muito maior de doses, e agora está correndo atrás do prejuízo". Natalia Pasternak também destacou a importância das novas pesquisas em relação a imunizantes produzidos no país, como o "Butanvac", anunciado pelo Instituto Butantan de São Paulo. "Teremos independência na produção, mas a longo prazo. Está bem no início dos testes clínicos, ainda vai demorar para que se torne um produto, mas é importante que tenham esses testes. Produzir a própria vacina é importante, assim como produzimos a vacina da gripe todos os anos". Confira a entrevista completa. O programa "Oito em Ponto", com apresentação de Sergei Cobra, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 8h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
NOW PLAYING
Oito em Ponto - Entrevista Natalia Pasternak
No transcript for this episode yet
Similar Episodes
Apr 8, 2026 ·83m
Mar 11, 2026 ·57m
Jul 9, 2025 ·51m
Jul 2, 2025 ·47m
Jun 25, 2025 ·49m
Jun 18, 2025 ·55m