
All Episodes - Poesia com Giovanna Lunetta
eu, Giovanna Lunetta, estou disposta a viajar com vocês através das minha palavras, que veem e sentem o mundo de um jeitinho muito particular. faz de conta que este podcast é um sofá muito confortável, com espaço suficiente para mais de uma pessoa, e que nós estamos sentadas juntas, confortáveis e em paz. para mim, poesia sempre foi estar em casa. e eu convido vocês a morarem comigo por alguns minutos. aceitam embarcar na poesia que eu sou? Instagram: @apenaslunetta e @giovannalunetta
View Podcast Details26 Episodes

poesia 25 - se eu pudesse me escrever
“eu me faria me sentir inteligente eu me encantaria pelos meus pensamentos eu me imploraria para escutar minhas contradições eu perderia o meu fôlego pelos meus poemas eu perderia o meu rumo ao me ver sorrindo…”

poesia 24 - o medo e a vida
“tenho medo de amar demais a vida - porque amo como se ela nunca fosse acabar” poesia completa no episódio!

poesia 23 - acontecem coisas (Martha Medeiros)
crônica do livro “Quem diria que viver ia dar nisso”, da autora Martha Medeiros.

poesia 22 - a vida é
“enquanto a vida acontece, os planos se refazem, se mostram transeuntes; transitam dia após dia - dentro de cada acontecimento inesperado...”

poesia 21 - você deixa?
“poderia, muito facilmente, desmarcar todos os meus horários marcados para colocar minhas mãos em você até perdê-las de mim. colocar minha palma na sua palma. grudar sua coxa na minha coxa. queria ver você sorrindo de pertinho. observar cada movimento dos seus olhos para notar se, por algum descuido intencionado, eles desceriam pelo meu nariz até fixarem nos meus lábios...”

poesia 20 - o nascimento dos dias
o dia acaba de nascer aí tem algum lugar uma brechinha que seja onde você possa flagrar o sol espiando você?

poesia 19 - viva enquanto puder
“E se eu soubesse que o amanhã não amanheceria para mim? Será que, hoje, eu ficaria satisfeita com a vida inteira que eu vivi?”

poesia 18 - para começar a semana
“Que você se sinta mais feliz, que tenha amparo e fortaleza quando se sentir desamparado. Que nada do que lhe aconteça lhe faça desistir das corriqueiras surpresas que a vida tem preparado”

poesia 17 - dos encontros
um brinde aos encontros que fazem valer, inclusive, os momentos de tanta dor pelos quais passamos na nossa vida! aos encontros que são forte alicerce na cura daquela ferida profundamente machucada, que nos alegram a vida, aquietam a madrugada (antes, tão inundada de inquietude)... UM BRINDE AOS TRANSFORMADORES ENCONTROS!

poesia 16 - força feminina
“é sendo mulher que você aprende que o impossível não existe. pois para quem ressurge das cinzas da injustiça de todos os dias nem o céu é o limite. ”

poesia 15 - o valor do tempo
“Nós nos perdemos no tempo. E, no tempo, tem espaço para, exatamente, tudo. Se você se perde no tempo, se você reserva sua semana, os minutos preciosos da sua vida pensando naqueles que contam tanto com você, você esquece de se perguntar com quem você conta. E aí, você não se inclui na lista. Você não conta com você. ” ... e eu lhe pergunto: você conta com você?

poesia 14 - toda forma de amor
e você aí? abraça todas as cores possíveis do amor, de amar?

poesia 13 - do que eu poderia reclamar?
“É por isso que eu faço questão De certificar a mim mesma De que o dia começou, sim, muito bem Mais uma chance De sambar mais, De jantar com os meus pais, De dar apoio a alguém...”

poesia 12 - Dia das Mulheres
é da fragilidade da mulher que se forma o feto da coragem.

poesia 11 - mastigar
mais do que engolir, é preciso mastigar. mastigar tudo, todo mundo, cada coisa preciosa que nos aparece no caminho. que comecemos a semana mastigando devagarinho, sentindo o sabor, a doçura e o gosto de tudo!

poesia 10 - tempos difíceis
quando as paixões se esvaziam... quando os sentidos da vida mudam... quando os dias são de dor e a felicidade se esconde por trás de nuvens espessas e escuras... o que é capaz de nos salvar? (a poesia...)

poesia 09 - apaixonada por mim mesma
encarar nossa existência e todos os mínimos detalhes que a acompanham é um desafio que pode doer. mas a dor passa. às vezes, ainda temos o bônus de domá-la. se cuidarmos das feridas e formos paciente, logo estaremos diante de cicatrizes que marcaram nossa história. somos grandes, conseguimos encarar. merecemos as maiores alegrias e entender sempre que, não importa qual seja a situação, merecemos persistir tentando por nós mesmas. 🤍 sempre por nós. hora de olhar para nós!!!!

poesia 08 - 2021
que 2021 nos cicatrize. que nos encha de alegria, arte e música. de boas companhias, de quem é capaz de arrancar sorrisos infinitos de pureza, como se todo dia fosse dia de sol. e é. e que seja. que 2021 seja bom para nós. e será! e já é! 🤍

poesia 07 - olhares que atravessam
olhares e corpos incapazes ou desinteressados em contemplar nossas mortais infinitudes passam por nós o tempo inteiro. olhares que mergulham nos nossos oceanos e se banham com a luz dos nossos sóis nos atravessam e caminham conosco. podemos escolhê-los. olhares e corpos. de todas as vontades e desvontades. o tempo inteiro.

poesia 06 - a vida acontecendo
é só porque as coisas acontecem que a vida existe. parar e observar como são os caminhos de tudo, entender que precisamos decidir também, que nossas escolhas são a estrutura do nosso corpo e da nossa existência... é importante de se fazer. o que VOCÊ escolhe ser e fazer hoje? para que a vida aconteça. e você aconteça junto.

poesia 05 - carinho gostoso
carinho gostoso transcende tempo, toque e pele. lembrar desse carinho, senti-lo e fazê-lo são grandes presentes nesta vida... que bota a gente de cabeça para baixo. que machuca. que acaricia, faz cócegas no nosso corpo e na alma. um carinho gostoso vem para deixar tudo melhor! espero que sintam o meu daí!

poesia 04 - vamos sambar?
foi na quinta-feira do dia anterior a este que matei a saudade de sambar com amigas tão especiais. meu corpo, hoje, sexta-feira, agradece o tempo todo, só faço lembrar e quer de novo... sambar e sambar e sambar... mais e mais e mais... suar com quem eu amo. viver meu tempo feliz da vida com esse presente que é o Samba no meu sangue, peito e alma! e aí? vamos sambar?

poesia 03 - O valor da tentativa
por quantas vezes já deixamos de tentar porque o medo de falhar bateu mais forte no coração? pois é... meu lema, agora, é: nada de mais incrível que eu já vivi foi uma certeza de que eu viveria... precisei me jogar para saber. e me joguei. foi lindo! vou me jogar de novo! tenho muita cicatriz, também tenho muito alegria... tente algo hoje! sem paranoia sobre o quanto sangraria se você se machucasse ao arriscar! pode ser muito melhor do que tudo o que você já imaginou... ✨

poesia 02 - Tudo o que quero ser e tudo o que eu já sou
eu lhe convido a mergulhar nesta poesia e na reflexão que faço, posteriormente à leitura, sobre a minha relação com o texto e, por isso, comigo mesma. sonho DEMAIS em adicionar à mulher que eu sou muitos atributos que ainda não são meus, mas sou (e tento ser) feliz DEMAIS com tudo o que já tenho comigo e em mim. eu me inspiro muito em mim mesma e isso é de grande e precioso valor. eu me olho e num instante me torno a melhor amiga que puxa a orelha quando a outra se autodespreza, sabe? não me permito me sentir menos. coloco os porquês, exijo todos, quero bons argumentos. porque sou MUITO e tenho de reconhecer e cuidar disso com muito carinho. senão a gente se esquece, senão a gente foca no que quer ser (e, às vezes, nem é tão legal assim, nem precisa) e perde de alimentar a amizade com quem a gente já é. não tem coisa mais triste que cortar laço com a própria grandiosidade, o próprio coração, instinto e alma. então vamos cuidar disso tudo com amor e orgulho? lembrete para mim e para ti. mergulhe no podcast! e até a próxima poesia!

poesia 01 - Estar em Mim
como é ESTAR EM VOCÊ? já parou para pensar na beleza e na dor que isso traz? cada palavra desta poesia representa o que sinto ao pensar que estou em mim. é lindo fazer parte da minha eu. também é dolorido. e a existência não poderia ser diferente nem menos contraditória. eu a chamaria de complexa e indefinida. no fim das contas, sangrando e sorrindo, eu amo estar em mim. aprendendo comigo. porque sou eu a minha pessoa favorita.

você aceita viajar comigo na minha poesia?
SEJA BEM-VINDE AO “POESIA COM GIOVANNA LUNETTA”! nada menos que um convite que lhe faço. para que, agora, eu possa sentar aí do seu ladinho e ouvir sua risada cheia de exagero ou seu pranto tímido, quieto, gritante. quero viajar com você. se você aceitar agora, viajaremos até onde essa viagem estiver sendo proveitosa! e eu tenho para mim que ela nunca deixará de ser, porque a poesia eterniza a beleza de tudo! sempre! seja bem-vinde à minha viagem poética!