EPISODE · Nov 5, 2022 · 6 MIN
Carta de São Paulo aos Filipenses 4,10-19 (com reflexão)
from OUVIR E REFLETIR · host REINALDO ROCHA
Carta de São Paulo aos Filipenses 4,10-19 Irmãos, [10] Grande foi minha alegria no Senhor, porque afinal vi florescer vosso afeto por mim. Na verdade estava sempre vivo mas faltava-lhe oportunidade de manifestar-se. [11] Não é por necessidade minha que vos digo, pois aprendi muito bem a contentar-me em qualquer situação. [12] Sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo necessidade. [13] Tudo posso naquele que me dá força. [14] No entanto, fizestes bem em compartilhar as minhas dificuldades. [15] Filipenses, bem sabeis que, no início da pregação do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja, a não ser a vossa, se juntou a mim numa relação de crédito. [16] Já em Tessalônica, mais de uma vez, me enviastes o que eu precisava. [17] Não que eu procure presentes, porém, o que eu busco é o fruto que cresça no vosso crédito. [18] Agora, tenho tudo em abundância. Tenho até de sobra, desde que recebi de Epafrodito o vosso donativo, qual perfume suave, sacrifício aceito e agradável a Deus. [19] O meu Deus proverá esplendidamente com sua riqueza a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus. Palavra do Senhor. Reflexão Pelo interior do nosso país e pelas regiões mais pobres desse planeta, milhares de missionários batalham para sustentar suas vidas, suas comunidades e seus projetos de evangelização e de amparo social. Se existem missionários ambiciosos e enganadores, muito maior é o número daqueles que, por amor a Cristo, vivem com o mínimo e repartem tudo o que possuem em vista do bem dos pobres e do anúncio do Evangelho. Ao iniciares a tua oração, reza por esses milhares de irmãos que, entre dificuldades econômicas e outros tantos desafios, anunciam Jesus e o Evangelho. Paulo nunca tirou proveito do seu trabalho missionário; antes, sempre tratou de trabalhar para não ser um peso para ninguém. Quando era ajudado, era sempre em vista do bem de outras comunidades. No texto que hoje meditamos, ele agradece imensamente a ajuda que recebeu dos filipenses num momento de grande necessidade pessoal. Por alguns instantes, pensa sobre a tua presença junto à comunidade, ou junto à tua família: sabes colocar os teus dons, gratuitamente, a serviço de outras pessoas? Ou vive a esperar algum benefício como recompensa por tuas boas ações? Paulo sabia passar privações e viver em abundância. Em outras palavras, sabia viver com sobriedade, desapegado dos bens, trabalhando generosamente em favor do anúncio Reino, atitudes fundamentais para um discípulo de Jesus. Encerra a tua oração pedindo ao Senhor a graça de viver com sobriedade, desapegado dos bens e com maior generosidade no teu serviço aos irmãos.
What this episode covers
Carta de São Paulo aos Filipenses 4,10-19 Irmãos, [10] Grande foi minha alegria no Senhor, porque afinal vi florescer vosso afeto por mim. Na verdade estava sempre vivo mas faltava-lhe oportunidade de manifestar-se. [11] Não é por necessidade minha que vos digo, pois aprendi muito bem a contentar-me em qualquer situação. [12] Sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo necessidade. [13] Tudo posso naquele que me dá força. [14] No entanto, fizestes bem em compartilhar as minhas dificuldades. [15] Filipenses, bem sabeis que, no início da pregação do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja, a não ser a vossa, se juntou a mim numa relação de crédito. [16] Já em Tessalônica, mais de uma vez, me enviastes o que eu precisava. [17] Não que eu procure presentes, porém, o que eu busco é o fruto que cresça no vosso crédito. [18] Agora, tenho tudo em abundância. Tenho até de sobra, desde que recebi de Epafrodito o vosso donativo, qual perfume suave, sacrifício aceito e agradável a Deus. [19] O meu Deus proverá esplendidamente com sua riqueza a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus. Palavra do Senhor. Reflexão Pelo interior do nosso país e pelas regiões mais pobres desse planeta, milhares de missionários batalham para sustentar suas vidas, suas comunidades e seus projetos de evangelização e de amparo social. Se existem missionários ambiciosos e enganadores, muito maior é o número daqueles que, por amor a Cristo, vivem com o mínimo e repartem tudo o que possuem em vista do bem dos pobres e do anúncio do Evangelho. Ao iniciares a tua oração, reza por esses milhares de irmãos que, entre dificuldades econômicas e outros tantos desafios, anunciam Jesus e o Evangelho. Paulo nunca tirou proveito do seu trabalho missionário; antes, sempre tratou de trabalhar para não ser um peso para ninguém. Quando era ajudado, era sempre em vista do bem de outras comunidades. No texto que hoje meditamos, ele agradece imensamente a ajuda que recebeu dos filipenses num momento de grande necessidade pessoal. Por alguns instantes, pensa sobre a tua presença junto à comunidade, ou junto à tua família: sabes colocar os teus dons, gratuitamente, a serviço de outras pessoas? Ou vive a esperar algum benefício como recompensa por tuas boas ações? Paulo sabia passar privações e viver em abundância. Em outras palavras, sabia viver com sobriedade, desapegado dos bens, trabalhando generosamente em favor do anúncio Reino, atitudes fundamentais para um discípulo de Jesus. Encerra a tua oração pedindo ao Senhor a graça de viver com sobriedade, desapegado dos bens e com maior generosidade no teu serviço aos irmãos.
NOW PLAYING
Carta de São Paulo aos Filipenses 4,10-19 (com reflexão)
No transcript for this episode yet
Similar Episodes
May 6, 2026 ·60m
Apr 29, 2026 ·55m
Apr 22, 2026 ·61m
Apr 15, 2026 ·61m
Apr 8, 2026 ·52m