Geriatra explica como atravessar a pandemia com equilíbrio emocional

 episode artwork

EPISODE · Mar 31, 2020 · 16 MIN

Geriatra explica como atravessar a pandemia com equilíbrio emocional

from Gerocast · host WILLIANS FIORI

Tristeza, angústia, solidão e medo. Estes são alguns dos sentimentos presentes neste período de isolamento social que estamos vivendo para evitar a covid-19. O problema é que nem sempre é fácil manter o equilíbrio emocional, pois nunca passamos por uma situação semelhante, que exige o distanciamento dos parentes, amigos e colegas de trabalho. Para o médico geriatra e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, Otávio Castello, o primeiro passo é procurar entender que tudo isso é temporário e vai passar.  "Nós vamos sair fortalecidos depois desse processo. O que a gente precisa é se fortalecer para atravessar. É mais ou menos como um navio que está passando por uma tormenta, mas sabe que depois daquilo vai vir um período de bonança", explica o médico em entrevista ao Revista Brasil. Segundo Castello, uma das recomentações é dar atenção às rotinas e equilibrar as tarefas domésticas com atividades prazeirosas, como ler livros, assistir filmes, fazer artesanato ou aprender coisas novas e desenvolver, assim, outras habilidades. Em relação aos idosos, que estão ainda mais isolados por serem do grupo de risco, a família e os amigos devem procurar sempre manter o contato, seja telefônico ou fazendo uma chamada de vídeo no smartphone, por exemplo, para amenizar a saudade e a solidão. Outra recomendação é exercitar a espiritualidade, independentemente da religião. "Existem muitos estudos médicos demonstrando que o cultivo da espiritualidade é um recurso poderoso para que as pessoas não adoeçam mentalmente ou para que sofram menos psiquicamente. A fé complementa de uma maneira muito importante tudo aquilo que a medicina tem a oferecer. É como está dito nesses estudos: manter um senso de ligação com o sagrado, com aquele ente que você considera superior", destaca Castello.

Tristeza, angústia, solidão e medo. Estes são alguns dos sentimentos presentes neste período de isolamento social que estamos vivendo para evitar a covid-19. O problema é que nem sempre é fácil manter o equilíbrio emocional, pois nunca passamos por uma situação semelhante, que exige o distanciamento dos parentes, amigos e colegas de trabalho. Para o médico geriatra e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer, Otávio Castello, o primeiro passo é procurar entender que tudo isso é temporário e vai passar.  "Nós vamos sair fortalecidos depois desse processo. O que a gente precisa é se fortalecer para atravessar. É mais ou menos como um navio que está passando por uma tormenta, mas sabe que depois daquilo vai vir um período de bonança", explica o médico em entrevista ao Revista Brasil. Segundo Castello, uma das recomentações é dar atenção às rotinas e equilibrar as tarefas domésticas com atividades prazeirosas, como ler livros, assistir filmes, fazer artesanato ou aprender coisas novas e desenvolver, assim, outras habilidades. Em relação aos idosos, que estão ainda mais isolados por serem do grupo de risco, a família e os amigos devem procurar sempre manter o contato, seja telefônico ou fazendo uma chamada de vídeo no smartphone, por exemplo, para amenizar a saudade e a solidão. Outra recomendação é exercitar a espiritualidade, independentemente da religião. "Existem muitos estudos médicos demonstrando que o cultivo da espiritualidade é um recurso poderoso para que as pessoas não adoeçam mentalmente ou para que sofram menos psiquicamente. A fé complementa de uma maneira muito importante tudo aquilo que a medicina tem a oferecer. É como está dito nesses estudos: manter um senso de ligação com o sagrado, com aquele ente que você considera superior", destaca Castello.

NOW PLAYING

Geriatra explica como atravessar a pandemia com equilíbrio emocional

0:00 16:29

No transcript for this episode yet

We transcribe on demand. Request one and we'll notify you when it's ready — usually under 10 minutes.

Frequently Asked Questions

How long is this episode of Gerocast?

This episode is 16 minutes long.

When was this Gerocast episode published?

This episode was published on March 31, 2020.

What is this episode about?

Tristeza, angústia, solidão e medo. Estes são alguns dos sentimentos presentes neste período de isolamento social que estamos vivendo para evitar a covid-19. O problema é que nem sempre é fácil manter o equilíbrio emocional, pois nunca passamos por...

Can I download this Gerocast episode?

Yes, you can download this episode by clicking the download button on the episode player, or subscribe to the podcast in your preferred podcast app for automatic downloads.
URL copied to clipboard!