EPISODE · Feb 12, 2023 · 5 MIN
Livro do Eclesiástico 15,16-21 (com reflexão)
from OUVIR E REFLETIR · host REINALDO ROCHA
Livro do Eclesiástico 15,16-21 [16] Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. [17] Diante de ti, Ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. [18] Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. [19] A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente. [20] Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem. [21] Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar. Palavra do Senhor. REFLEXÃO O livro do Eclesiástico nos apresenta, nesse trecho, o livre-arbítrio humano e o amor e a fidelidade de Deus. Ao criar o ser humano, Deus “o entregou às mãos do seu arbítrio”. Ofereceu-lhe seus mandamentos e o revestiu de inteligência. O ser humano tem, portanto, o poder de escolher! Deus a ele nada impõe, apenas propõe: “Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás”. Observar os mandamentos de Deus e nele confiar consiste em viver! A vida entregue nas mãos de Deus (confiança) traduz-se na observância dos mandamentos divinos. “Diante do ser humano estão a vida e a morte, o bem e o mal”. Cabe-lhe escolher entre os opostos. Seguir a vontade de Deus, expressa em sua Palavra normativa, consiste em optar pela vida e pelo bem. Confiar em si mesmo e não em Deus redunda em escolher a morte e o mal. Embora o ser humano seja livre para escolher entre os opostos, é sábio escolher o bem, ou seja, a vida! O exercício da liberdade encontra-se indissociável da sabedoria. Quanto mais conhecemos a vontade divina, mais livres somos para escolher! Deus “não mandou ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença para pecar”. O Pai quer que seus filhos e filhas escolham o caminho da salvação. Ele não quer que nos entreguemos ao absurdo do pecado. Este não se apresenta como condição própria do ser humano. Deus nos criou não para pecar, mas para não pecar! O pecado, portanto, não é inevitável! O Pai se preocupa com seus filhos e filhas. Sua Palavra normativa aponta o caminho para evitar o pecado. Em nossa liberdade, podemos evitar o mal. Se agimos com sabedoria, seguindo a vontade de Deus, caminho da salvação, no exercício de nossa liberdade, evitamos o erro!
What this episode covers
Livro do Eclesiástico 15,16-21 [16] Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. [17] Diante de ti, Ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. [18] Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. [19] A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente. [20] Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem. [21] Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar. Palavra do Senhor. REFLEXÃO O livro do Eclesiástico nos apresenta, nesse trecho, o livre-arbítrio humano e o amor e a fidelidade de Deus. Ao criar o ser humano, Deus “o entregou às mãos do seu arbítrio”. Ofereceu-lhe seus mandamentos e o revestiu de inteligência. O ser humano tem, portanto, o poder de escolher! Deus a ele nada impõe, apenas propõe: “Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás”. Observar os mandamentos de Deus e nele confiar consiste em viver! A vida entregue nas mãos de Deus (confiança) traduz-se na observância dos mandamentos divinos. “Diante do ser humano estão a vida e a morte, o bem e o mal”. Cabe-lhe escolher entre os opostos. Seguir a vontade de Deus, expressa em sua Palavra normativa, consiste em optar pela vida e pelo bem. Confiar em si mesmo e não em Deus redunda em escolher a morte e o mal. Embora o ser humano seja livre para escolher entre os opostos, é sábio escolher o bem, ou seja, a vida! O exercício da liberdade encontra-se indissociável da sabedoria. Quanto mais conhecemos a vontade divina, mais livres somos para escolher! Deus “não mandou ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença para pecar”. O Pai quer que seus filhos e filhas escolham o caminho da salvação. Ele não quer que nos entreguemos ao absurdo do pecado. Este não se apresenta como condição própria do ser humano. Deus nos criou não para pecar, mas para não pecar! O pecado, portanto, não é inevitável! O Pai se preocupa com seus filhos e filhas. Sua Palavra normativa aponta o caminho para evitar o pecado. Em nossa liberdade, podemos evitar o mal. Se agimos com sabedoria, seguindo a vontade de Deus, caminho da salvação, no exercício de nossa liberdade, evitamos o erro!
NOW PLAYING
Livro do Eclesiástico 15,16-21 (com reflexão)
No transcript for this episode yet
Similar Episodes
May 6, 2026 ·60m
Apr 29, 2026 ·55m
Apr 22, 2026 ·61m
Apr 15, 2026 ·61m
Apr 8, 2026 ·52m