Rádio Debate Especial - Por que o Brasil passa fome? episode artwork

EPISODE · Jan 31, 2022 · 54 MIN

Rádio Debate Especial - Por que o Brasil passa fome?

from Rádio Debate · host Universitária FM 107.9

Mais da metade da população brasileira vive com algum grau de insegurança alimentar. Em meio à pandemia, a fome atinge 19 milhões de brasileiros e brasileiras, o equivalente à população da Grande São Paulo. Os dados são do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN). Voltando um pouco a um passado recente, temos outro cenário. Apesar da fome ser um problema histórico no Brasil, houve um curto período em que o País conseguiu combatê-la. Em 2013, a parcela da população em situação de fome caiu para 4,2% e isso fez com que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura removesse o Brasil do Mapa da Fome no ano 2014. Alguns anos após essa conquista, estamos, mais uma vez, no cenário de insegurança alimentar grave. No segundo programa desta temporada do Rádio Debate Especial 2022 nós vamos falar sobre os principais motivos que levaram o Brasil ao cenário da fome, além de debater sobre as medidas necessárias para superar essa realidade. As convidadas são: - Marlene Marques Ávila, professora dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, Nutrição e Saúde e Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (GPSAN); - e Malvinier Macedo, Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA), diretora-adjunta do ESPLAR - Centro de Pesquisa e Assessoria e integrante do GPSAN da UECE. O programa teve produção de Carolina Areal e Raquel Dantas e apresentação, operação de áudio e edição de Caio Mota. Imagem de Capa: Reprodução/Revista Fórum

Mais da metade da população brasileira vive com algum grau de insegurança alimentar. Em meio à pandemia, a fome atinge 19 milhões de brasileiros e brasileiras, o equivalente à população da Grande São Paulo. Os dados são do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN). Voltando um pouco a um passado recente, temos outro cenário. Apesar da fome ser um problema histórico no Brasil, houve um curto período em que o País conseguiu combatê-la. Em 2013, a parcela da população em situação de fome caiu para 4,2% e isso fez com que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura removesse o Brasil do Mapa da Fome no ano 2014. Alguns anos após essa conquista, estamos, mais uma vez, no cenário de insegurança alimentar grave. No segundo programa desta temporada do Rádio Debate Especial 2022 nós vamos falar sobre os principais motivos que levaram o Brasil ao cenário da fome, além de debater sobre as medidas necessárias para superar essa realidade. As convidadas são: - Marlene Marques Ávila, professora dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, Nutrição e Saúde e Ensino na Saúde da Universidade Estadual do Ceará e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (GPSAN); - e Malvinier Macedo, Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (CONSEA), diretora-adjunta do ESPLAR - Centro de Pesquisa e Assessoria e integrante do GPSAN da UECE. O programa teve produção de Carolina Areal e Raquel Dantas e apresentação, operação de áudio e edição de Caio Mota. Imagem de Capa: Reprodução/Revista Fórum

NOW PLAYING

Rádio Debate Especial - Por que o Brasil passa fome?

0:00 54:43

No transcript for this episode yet

We transcribe on demand. Request one and we'll notify you when it's ready — usually under 10 minutes.

Frequently Asked Questions

How long is this episode of Rádio Debate?

This episode is 54 minutes long.

When was this Rádio Debate episode published?

This episode was published on January 31, 2022.

What is this episode about?

Mais da metade da população brasileira vive com algum grau de insegurança alimentar. Em meio à pandemia, a fome atinge 19 milhões de brasileiros e brasileiras, o equivalente à população da Grande São Paulo. Os dados são do Inquérito Nacional sobre...

Can I download this Rádio Debate episode?

Yes, you can download this episode by clicking the download button on the episode player, or subscribe to the podcast in your preferred podcast app for automatic downloads.
URL copied to clipboard!