EPISODE · Feb 7, 2023 · 45 MIN
#164 - Viver em crise, viver em permacrise, viver em policrise
from Donas da P* Toda · host Donas da P* Toda
Pandemia, crise econômica, crise política, ambiental, social. Quando a gente pensa um pouco sobre o contexto que estamos vivendo na última década, a sensação que dá é que o mundo todo tá numa crise imensa sem nenhuma perspectiva de melhora, né? Pois essa sensação ganhou uma palavra bem no estilo da novilíngua de George Orwell em “1984”: é a permacrise.O Dicionário Collins elegeu permacrise como a palavra do ano de 2022 no Reino Unido. Ele é definido como “a sensação de viver em um tempo prolongado de insegurança e instabilidade. Um termo que incorpora perfeitamente a sensação de passar de um evento sem precedentes para outro, enquanto nos perguntamos desolados quais os novos horrores podem estar ao virar da esquina”. Ou seja: é o famoso meme do “não aguento mais viver momentos históricos”.E tem gente que foi além: pesquisando sobre esse assunto, encontramos um artigo da Sabina Deweik explicando que na real, o que estaríamos vivendo é um mundo da policrise. Ela aceitou nosso convite para um papo sobre o momento em que estamos e as perspectivas de futuro: dá pra ter esperança? Dá pra aprender a lidar com esse emaranhado de crises que, em maior ou menos volume, fazem parte de to-dos os nossos dias? ------------------APOIE O PODCAST! www.apoia.se/donasdaptoda -----O Donas da P* Toda é um podcast independente. Produção, roteiro e apresentação: Larissa Guerra e Marina Melz. Edição e tratamento de áudio: Bruno Stolf. Todas as informações em www.donasdaptoda.com.br e @donasdaptoda.Vamos conversar?Larissa Guerra: @larissavguerraMarina Melz: @marinamelz Bruno Stolf: @brunostolf
What this episode covers
Pandemia, crise econômica, crise política, ambiental, social. Quando a gente pensa um pouco sobre o contexto que estamos vivendo na última década, a sensação que dá é que o mundo todo tá numa crise imensa sem nenhuma perspectiva de melhora, né? Pois essa sensação ganhou uma palavra bem no estilo da novilíngua de George Orwell em “1984”: é a permacrise.O Dicionário Collins elegeu permacrise como a palavra do ano de 2022 no Reino Unido. Ele é definido como “a sensação de viver em um tempo prolongado de insegurança e instabilidade. Um termo que incorpora perfeitamente a sensação de passar de um evento sem precedentes para outro, enquanto nos perguntamos desolados quais os novos horrores podem estar ao virar da esquina”. Ou seja: é o famoso meme do “não aguento mais viver momentos históricos”.E tem gente que foi além: pesquisando sobre esse assunto, encontramos um artigo da Sabina Deweik explicando que na real, o que estaríamos vivendo é um mundo da policrise. Ela aceitou nosso convite para um papo sobre o momento em que estamos e as perspectivas de futuro: dá pra ter esperança? Dá pra aprender a lidar com esse emaranhado de crises que, em maior ou menos volume, fazem parte de to-dos os nossos dias? ------------------APOIE O PODCAST! www.apoia.se/donasdaptoda -----O Donas da P* Toda é um podcast independente. Produção, roteiro e apresentação: Larissa Guerra e Marina Melz. Edição e tratamento de áudio: Bruno Stolf. Todas as informações em www.donasdaptoda.com.br e @donasdaptoda.Vamos conversar?Larissa Guerra: @larissavguerraMarina Melz: @marinamelz Bruno Stolf: @brunostolf
NOW PLAYING
#164 - Viver em crise, viver em permacrise, viver em policrise
No transcript for this episode yet
Similar Episodes
Apr 21, 2026 ·13m
Apr 19, 2026 ·16m
Apr 17, 2026 ·13m
Apr 13, 2026 ·11m
Apr 11, 2026 ·16m