EPISODE · Feb 27, 2024 · 53 MIN
#216 - "Sempre um homem" e o nosso heteropessimismo
from Donas da P* Toda · host Donas da P* Toda
“Homem fazendo homice”. “Que horror gostar de homem”. “Tinha que ser homem, né?”. “Não tem filhos, mas é casada com um homem, dá na mesma”. “Nem todo homem, mas sempre um homem”. E a maior de todas: a figurinha “por essas e outras razões eu poderia ficar 10h em um palanque falando mal de homem”. Embora essas frases estejam muito presentes nas rodas de conversa hoje, ela tem nome há tempos. O termo heteropessimismo foi cunhado em 2019 por Asa Seresin, que o define como “sentimento de decepção, constrangimento ou desespero” com o estado das relações heterossexuais. Em ebulição desde a pandemia, quando a quarentena escancarou tudo o que a gente já sabia sobre o desequilíbrio nos cuidados domésticos, o heteropessimismo se memetizou e está mais presente do que nunca. E várias coisas acontecem a partir daí: as mulheres heterosexuais que não estão em um relacionamento têm cada vez menos esperança, as que estão se ressentem dos seus companheiros na medida em que a consciência as alcança e, ao mesmo tempo, se veem em uma encruzilhada sobre voltar à pista da desilusão. A coletivização é mesmo importante para evidenciar nossa insatisfação? É mais um momento histórico daqueles que não aguentamos mais viver? Muitas questões. Ainda bem que temos o psicólogo Rafael Zunino na área pra nos ajudar a responder - ou a confundir ainda mais. ------------------ APOIE O PODCAST! www.apoia.se/donasdaptoda ----- O Donas da P* Toda é um podcast independente. Produção, roteiro e apresentação: Larissa Guerra e Marina Melz. Edição e tratamento de áudio: Bruno Stolf. Todas as informações em www.donasdaptoda.com.br e @donasdaptoda. Vamos conversar? Larissa Guerra: @larissavguerra Marina Melz: @marinamelz Bruno Stolf: @brunostolf
What this episode covers
“Homem fazendo homice”. “Que horror gostar de homem”. “Tinha que ser homem, né?”. “Não tem filhos, mas é casada com um homem, dá na mesma”. “Nem todo homem, mas sempre um homem”. E a maior de todas: a figurinha “por essas e outras razões eu poderia ficar 10h em um palanque falando mal de homem”. Embora essas frases estejam muito presentes nas rodas de conversa hoje, ela tem nome há tempos. O termo heteropessimismo foi cunhado em 2019 por Asa Seresin, que o define como “sentimento de decepção, constrangimento ou desespero” com o estado das relações heterossexuais. Em ebulição desde a pandemia, quando a quarentena escancarou tudo o que a gente já sabia sobre o desequilíbrio nos cuidados domésticos, o heteropessimismo se memetizou e está mais presente do que nunca. E várias coisas acontecem a partir daí: as mulheres heterosexuais que não estão em um relacionamento têm cada vez menos esperança, as que estão se ressentem dos seus companheiros na medida em que a consciência as alcança e, ao mesmo tempo, se veem em uma encruzilhada sobre voltar à pista da desilusão. A coletivização é mesmo importante para evidenciar nossa insatisfação? É mais um momento histórico daqueles que não aguentamos mais viver? Muitas questões. Ainda bem que temos o psicólogo Rafael Zunino na área pra nos ajudar a responder - ou a confundir ainda mais. ------------------ APOIE O PODCAST! www.apoia.se/donasdaptoda ----- O Donas da P* Toda é um podcast independente. Produção, roteiro e apresentação: Larissa Guerra e Marina Melz. Edição e tratamento de áudio: Bruno Stolf. Todas as informações em www.donasdaptoda.com.br e @donasdaptoda. Vamos conversar? Larissa Guerra: @larissavguerra Marina Melz: @marinamelz Bruno Stolf: @brunostolf
NOW PLAYING
#216 - "Sempre um homem" e o nosso heteropessimismo
No transcript for this episode yet
Similar Episodes
Apr 21, 2026 ·13m
Apr 19, 2026 ·16m
Apr 17, 2026 ·13m
Apr 13, 2026 ·11m
Apr 11, 2026 ·16m